Há quem ache que tudo que vem da Bahia é axé, mas não é bem assim que a coisa funciona.
Você acha que axé é representado por uma mulher de roupas curtas ralando a bunda numa garrafa, ou que é feito de coreografias que viram moda passageira tipo "Rebolation" e "Lepo Lepo"? Sinto muito, isso pode ser qualquer coisa, menos axé. Isso na verdade se chama pagode baiano ou swingueira.
Podemos até comparar a Wikipédia sobre axé e a sobre pagode baiano:
Pra entendermos direito, não vamos confundir com o pagode do sudeste, pois este seguiu a linha mais romântica (como por exemplo, Raça Negra, Katinguelê, Karametade, etc.), mas mesmo no sudeste tinhamos grupos que faziam músicas de duplo-sentido (por exemplo, Molejo e Art Popular), se analisarmos bem a melodia e as letras de músicas de grupos estilo Companhia do Pagode e É o Tchan, eles estão mais próximos do som do Molejão mesmo (inclusive, recentemente, os dois grupos até se juntaram numa turnê).
É o Tchan - Pau que Nasce Torto/Melô do Tchan
Companhia do Pagode - Na Boquinha da Garrafa
Só entendam de uma vez, axé e pagode baiano NÃO são a mesma coisa. Vejam algumas diferenças:
Axé Music | Pagode Baiano (Swingueira) | |
---|---|---|
Instrumentos | Guitarra, baixo, bateria, percussão, teclados, sopros. | Cavaquinho, baixo, alguns instrumentos básicos como congas, bacurinha, teclado. |
Coreografias | Majoritamente são feitas com as mãos e pulos. | Basicamente são à base de sambada, rebolado e requebrado. |
Letras | Podem varias, desde as românticas até as de protesto e de história. | A grande maioria possuem letras que falam de dancinhas e/ou duplo-sentido. |
Exemplos de Intérpretes | Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Jammil e Uma Noites, Asa de Águia, Carlinhos Brown, Netinho, Chiclete com Banana, Saulo Fernandes, Ara Ketu, Margareth Menezes, Luiz Caldas, Bamdamel, Cheiro de Amor. | É o Tchan, Harmonia do Samba, Léo Santana, Psirico, Tchakabum, Axé Blond (que na verdade é pagode), Companhia do Pagode, Parangolé, Gang do Samba. |
PS: Isso é de uma forma semi-generalizada, considerando que alguns deles já gravaram uma música ou outra do outro gênero, e tem as bandas híbridas, que tocavam tanto o axé de verdade quanto o pagodão (por exemplo, As Meninas, Bragaboys e Terra Samba). Ivete de uns anos pra cá decidiu investir no pagodão, como as músicas Tá Solteira Mas Não Tá Sozinha, Cria da Ivete e Macetando, que NÃO são axé e sim pagodão.
Dessa forma, vemos que muitos dos preconceitos que existem em torno do "axé", na verdade são culpa do pagode baiano, como dizer que quem dança isso é gay por rebolar, ou dizer que as músicas do gênero só tem sacanagem e musicalidade pobre. Os grupos de dança de lambaeróbica foram uma febre no começo dos anos 2000, eles diziam que dançavam "axé" mas na verdade a grande prioridade sempre foi o pagodão, o que fortaleceu ainda mais essa confusão que existe entre os estilos baianos.
Mas o começo da confusão foi ainda em meados dos anos 90, quando surgiu dois grupos de pagode baiano que estouraram no Brasil, o Gera Samba (que depois virariam É o Tchan) e a Companhia do Pagode (que foi a primeira a gravar "Na Boquinha da Garrafa"). Na época a mídia e o povo, achava que tudo que tava surgindo da Bahia era axé, e como viraram febre rapidamente, acabaram virando o principal símbolo da música da Bahia (mesmo não sendo dignos disso). Depois disso, qualquer coisa que surgisse na Bahia era rotulada como axé mesmo não sendo (alguns grupos de pagodão da época que também receberam esse rótulo foram Raça Pura, Bom Balanço e Gang do Samba).
Pra piorar ainda mais a confusão, depois de um tempo surgiu o grupo Axé Blond, que apesar do nome, nunca tocou axé de verdade, pois nitidamente as letras são do mesmo estilo do Tchan e os instrumentos do pagode (acho que nem as integrantes do grupo deviam saber que não estavam tocando axé e sim pagodão), e nos anos 2000 surgiram também alguns funkeiros que tocavam no Axé Moi também acabaram recebendo esse rótulo (como o MC Pelé e a Sharon Acioly, da "Dança do Quadrado"), e também mais recentemente com grupos de arrocha (como a Vingadora e o Neto LX), além dos grupos de pagodão que ganharam destaque mais recentemente, como o Psirico e o Parangolé. Nenhum desses citados tocam axé, nunca tocaram.
Axé Blond - Pancadão
Psirico - Toda Boa
Hoje, até existe mais informação, como a internet, e temos como saber que nem tudo é axé, mas como brasileiro é ignorante sobre sua própria cultura e não pesquisa algo só por "não gostar", acabam criando confusão, isso é claro em vários estilos, no sertanejo é comum generalizarem sendo que é muito diferente um Lucas Lucco de um Tião Carreiro, por exemplo.
No caso do axé se torna complicado, sempre que existe algum programa de TV sobre o axé, insistem em colocar algum grupo de pagodão no meio, o que acaba descaracterizando o especial, as únicas exceções dignas que não misturaram os estilos dá pra contar no dedo.
Se você quiser conhecer o verdadeiro axé, deem uma olhada nessa matéria que fizemos aqui.
E para terminar, vou deixar um meme sobre a Ivete Raiz e a Ivete Nutella, que deixou nosso axé de lado pra gravar pagodão vulgar no Carnaval (sei que Raiz vs Nutella está fora de moda, mas quis fazer esse meme mesmo assim):
